sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pecado e Salvação


 A DOUTRINA SOBRE PECADO E SALVAÇÃO
                                                             (Rm. 3:9-20)

Introdução: O pecado é, tanto um ato como um estado. Como rebelião contra e lei de DEUS, é um ato da vontade do homem; como separação de DEUS vem a ser um estado pecaminoso.
I-A realidade do pecado
A questão da realidade do pecado tem sido alvo de muitas teorias. Algumas delas negam taxativamente a existência do pecado. Outros o tornam inconseqüente; algo natural à vida humana. Vejamos alguns exemplos destas teorias:
a)- Ateísmo: esta teoria filosófica nega que o pecado seja real, assim como a existência de DEUS.
b)- Gnosticismo: ensinam que existem um principio eterno do mal, e sustentam que no homem, o espírito representa o principio do bem, e o corpo o do mal.
No entanto tratar o pecado como algo puramente físico significa negar sua realidade ética e espiritual.
c)- Determinismo: os adeptos desta teoria ensinam que o livre arbítrio simplesmente não existe: quem faz o bem não possuí qualquer mérito e quem faz o mal não pode ser condenado. Ao contrario disso a Bíblia ensina que o homem é livre para escolher entre o bem e o mal (Dt.30:19)
d)- Hedonismo: essa falsa teoria afirma que tudo que causa prazer deve ser praticado. A palavra de DEUS, no entanto não titubeia: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal...” (Is. 5:20)
II- Como a Bíblia descreve o pecado.
A bíblia emprega diversos vocábulos no antigo testamento (em heb..) e no novo testamento (em.Gr) para definir o pecado. Vejamos:
a)   Chata’th (hb) e harmartia (Gr): estes termos  dá sentido de “desvio de rumo”, como arqueiro que atira as suas flechas e erra o alvo.
b)   Avon (hb) e adikia (Gr): aqui o sentido indica “falta de integridade” ; alguém que se desvia de seu caminho original.
c)    Pesha (hb) e parabasis (Gr): neste termo o pecado é visto como uma insubordinação como uma revolta e um rompimento de um pacto ou aliança.
d)   Resha (hb) e paraptoma (Gr): significam fuga culposa da lei.
1-Expressões Bíblicas que descrevem o pecado
a)- toda iniqüidade é pecado” (I.Jo.5:17). Para o altíssimo DEUS todo pecado constitui-se numa afronta à sua Santidade.
b)- “todo pecado é transgressão da lei” (I.Jo.3:4). Transgredir significa infringir, violar, quebrar a lei, passar dos limites. Todo e qualquer mandamento divino deve ser obedecido, pois desobedecelo significa transgredi-lo.
c)- “tudo o que não é de fé é pecado” (Rm.14:23). Duvidar da palavra de DEUS constitui-se pecado, assim como rejeitar o Salvador e negar suas promessas. JESUS disse: “do pecado porque não crêem em min” (Jo.16:9). Isto também mostra que pecado apenas fazer o que é ruim, mas também deixar de fazer o certo.
III- A fonte do pecado
DEUS é o criador de todas as coisas. Entretanto não é responsável pela manifestação do pecado. Veja o que diz a palavra de DEUS em Jó.34:10: “... longe de DEUS a impiedade e do todo poderoso, a perversidade.’’ . portanto constitui-se blasfêmia contra DEUS atribuir-lhe a autoria do pecado.
Na verdade o pecado é um ato livre das criaturas de DEUS, uma vez que elas são seres morais, dotadas da capacidade de perceber o certo e o errado. O homem é um agente moral livre para decidir o que fazer da sua vida.
IV- a origem do pecado
1-Satanás o autor do pecado: por ser a primeira criatura moral a se revoltar contra o Senhor satanás é colocado como a autor do pecado. Em Ezequiel. 28:15assim é descrita a sua iniqüidade: “perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fostes criado, até que se achou iniqüidade em ti..” . E o apostolo João discorrendo sobre a índole do Diabo em I.Jo.3:8 é categórico em dizer: “Quem comete o pecado é do Diabo, por que o Diabo peca desde o principio.” . A iniqüidade daquele que era honrado como o mais excelente dos anjos passou a ser conhecia como a condenação do Diabo (I.Tm.3:6). Porque no instante mesmo de sua revolta, foi lhe lavrada a sentença: “Já o príncipe deste mundo está Julgado” (Jo.16:11). O pecado do diabo é conhecido como orgulho.
2- A origem do pecado na raça humana: Segundo as condições em que o homem fora criado era de se esperar que o homem escolhesse o bem. Mais ao invés disso com grande e geral desapontamento, fez a pior escolha que poderíamos imaginar. E isto depois de DEUS o haver aconselhado a que escolhesse o bem.
A Bíblia afirma que o pecado de Adão afetou muito mais do que a ele próprio (Rm.5:12-21;I.Co.15:21,22). Esta transgressão de Adão é chamada de pecado original. Esse pecado do primeiro homem passou a fazer parte da natureza humana.
O pecado de Adão Fê-lo culpado, e a sua culpa foi automaticamente imputada à toda a sua descendência (Rm.5:12-19; Ef.2:3;I.Co.15:22).
VI- Conseqüências do pecado na relação entre DEUS e o homem
1ª o pecado interrompeu a intima comunhão que havia entre DEUS e o homem.
DEUS convivia com  o homem em comunhão perfeita e maravilhosa cooperação (Gn.2:18,19), porem após a queda, quando DEUS veio ao seu encontro, eles se esconderam entre as arvores do jardim (Gn.3:8). A pergunta de DEUS (Gn3:9) mostra que sua atitude com Adão agora era diferente (Is.59:2; Pv.15:29; Jr.5:2). Por causa do seu pecado foram expussos do jardim (Gn.3:23,24).
2ª  pecado deixou Adão e Eva despidos diante de DEUS
(Gn. 3:7). Antes da queda, eles também estavam nus (Gn. 2:25), porem cobertos pela gloria da presença de DEUS (Sl.104:2;I.Tm.6:16). Quando caíram em pecado foram destituídos desta gloria (Rm. 3:23)
3ª o pecado tornou o homem culpado diante de DEUS
A culpa é uma omissão prejudicial, um delito, uma inobservância duma regra de conduta. DEUS perguntou a Eva: “por que fizestes isto?” (Gn. 3:13; Tg.2:10; Rm.3:1-9)
4ª Desfiguração da imagem divina
Apesar de não estar inteiramente perdida, a imagem divina no homem encontra-se muito desfigurada. JESUS CRISTO veio ao mundo tornar possível ao homem a recuperação completa da semelhança Divina para ser recriado à imagem de DEUS (Gn.3:27; Ef.2:10)
5ª o pecado fez o homem ficar debaixo da ira de DEUS
(Rm.1:10-20;Dt.32:10). A Bíblia diz que por estas coisas vem a ira de DEUS (Ef.5:6;Cl;3:6;Rm.2:5). Quando há perdão a ira de DEUS se retira (Is.12:1-3)
VII- Os Efeitos do pecado na vida do homem
Os prejuízos que o pecado traz para a vida do homem são incalculáveis, dentre eles descatam-se alguns:
1ª o pecado faz o homem perder a sua tranqüilidade
Antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam as palavras medo, angustia, aflição, lagrimas, etc. Porém depois que o homem caiu, foi obrigado a enfrentar “tribulação e angustia” (Rm.2:9)

2ª o pecado sujeitou o homem debaixo do seu domínio
O primeiro pecado alastrou-se e mutiplicou-se de tal maneira na vida do homem que o profeta Isaias disse: “desde a planta até ao alto da cabeça na há nele coisa sã” (Is.1:6). O pecado contaminou o entendimento e a consciência do homem (Tt.2:15; II.Co.4:4; Rm.7:19-23; Gn.6:5; 8:21)
3ª pelo pecado o homem perdeu a sua posição de governo
DEUS o colocara para dominar (Gn.1:28), porem, pelo pecado tornou-se dominado;
Não somente pelo pecado, mas também pelas coisas criadas (Rm.1:25); em lugar de senhor tornou-se escravo de varias coisas, veja os exemplos nas seguintes referencias (I.Tm.6:10; Rm.1:29; 6:4; Jo.8:34)
4ª o pecado sujeitou o homem à morte
DEUS disse para o homem no éden: “no dia em que dela comerdes morrerás” (Gn.2:17)
Paulo escreveu que: “por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte” (Rm.5:12). observe como a morte entrou e iniciou o seu domínio em três sentidos:
·        Morte física: DEUS disse ao homem no dia da queda: “comerás o teu pão até que tornes à terra...” (Gn.3:19). A morte física é o momento em que a alma e o espírito separam-se do corpo (Tg.2:26)
·        Morte espiritual: É o estado de separação entre o homem e DEUS. Por isso a Bíblia fala do homem não regenerado como um morto (Lc.15:24; Ef.2:1,2)
·        A segunda morte ou morte eterna: Ap.20:6. Esta significa eterna separação de DEUS de todos que antes de morrer não aceitaram a SALVAÇÃO (Rm.6:23)
Em lamentações de Jeremias 3:39 está escrito: “de que se queixa pois o homem vivente? Queixa-se cada um dos seus próprios pecados’’.
                                              COMO VENCER O PECADO?
I-Somente através de CRISTO  podemos vencer o pecado
Por intermédio de CRISTO podemos não somente subjugar o pecado como também como também os efeitos por ele causados.
A Palavra de DEUS em Tt.2:11 que: “a GRAÇA de DEUS se manifestou trazendo SALVAÇÃO a todos os homens”  e esta GRAÇA e a pessoa sublime de nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.


1ª JESUS trouxe Salvação por sua morte na cruz
Vejamos o testemunho da Escritura sobre isto: “havendo por ele feito a paz pelo sangue da sangue da sua cruz” (Cl.1:20); “e pela Cruz reconciliar ambos com DEUS” (Ef.2:16). “pois que pelo sangue de cristo chegastes perto” (Ef.2:13). A rude Cruz se erigiu e a sua mensagem tornou-se eterna. Como uma cruz aponta para varias direções, isto é, para cima, para baixo e para os lados, assim a mensagem da vitoria de  CRISTO na cruz, é dirigida para todos as direções. Vejamos:
a)- a Cruz aponta para baixo: ela proclama a vitoria de CRISTO sobre o Diabo. Realmente a cabeça da serpente foi ferida (Gn.3:15). Satanás foi despojado de sua posição quando JESUS triunfou sobre ele (Cl.2:14,15)
b)- a cruz aponta para cima: é a mensagem de DEUS dizendo que o mundo agora está reconciliado com ele (II.Co.5:19), e que a obra que CRISTO veio realizar está consumada (Jo.19:30). Agora DEUS pode estar conosco, por causa de JESUS. Ele é Emanuel – DEUS conosco (Mt.1:23)
c)- A cruz estende os seu braços como um sinal de PARE!:  o que deve parar diante da cruz? A Bíblia diz: “o fim da lei é CRISTO para justiça de todo aquele que crer” (Rm.10:4). “A lei nos serviu de aio para nos conduzir a CRISTO” (Gl.3:24)
d)- os braços da Cruz se estendem como os braços do perdão de DEUS: braços que agora estão abertos para receber a todos (Rm.10:21; Is.1:18)
II- A grandeza dessa SALVAÇÃO
O escritor aos Hebreus é enfático quando indaga: “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande SALVAÇÃO (Hb.2:3)
1ª por que s Salvação é assim descrita como “grande Salvação”?
a)   Transcende o tempo: cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap.13:8) ver também I.Pe.1:18-20.
b)   Transcende o espaço:por que DEUS amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3:16)
c)    Transcende as barreira culturais nacionais: por que a GRAÇA de DEUS se a manifestado trazendo Salvação a todos os homens  “ (Tt.2:11)
d)   Transcende o entendimento humano: “e conhecer o amor de CRISTO que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda plenitude de DEUS.” (Ef.3:19)


III- Termos da Salvação
1ª Regeneração: a palavra regeneração siguinifica gerar de novo nascer outra vez. No grego temos o vocábulo palingesia (palingesia) que literalmente significa “gerar de novo’’. A regeneração também é conhecida como novo nascimento.
a)- a necessidade da regeneração: É  necessária para se entrar no céu (Jo.3:3); para se resistir ao pecado (I.Jo.3:9); para se ter uma vida de retidão (I.Jo.2:29)
2ª Justificação: afirmou o escrito Myer perlman: “Justificação inclui mais do que perdão de pecados e remoção da condenação, pois no ato da justificação, DEUS coloca o ofensor na posição de Justo”.
Enquanto a regeneração é um ato, a justificação é um processo que tem lugar junto ao tribunal de DEUS. Trata-se de um  termo essencialmente jurídico e significa declarar alguém justo, como se jamais houvera cometido quaisquer iniqüidade. Logo: é mais do que um absolvição; é colocar o pecador arrependido no lugar de Justo.
*o autor da justificação: em Isaias 53, fala o profeta Isaias acerca do autor da nossa justificação: “o trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo o justo, justificará a muitos, por quer a iniqüidade deles levará sobre si” (Is.53:11) ver também I.Jo.2:1-2.
a)- Beneficios da justificação
§  Um novo relacionamento com DEUS (RM.5:1)
§  Uma nova disposição espiritual (I.Jo.3:7)
§  Uma nova posição jurídica (Rm.8:33)
§  Uma nova perspectiva quanto ao futuro (Tt.3:7)
3ª Adoção: a palavra adoção e representada pelo vocábulo grego huiothesia e significa literalmente colocar em lugar de filhos. (Jo.1:11-12). O termo adoção encontra-se apenas nas epistolas paulinas (RM.8:15,23; 9:4; Gl.4:5; Ef.1:5)
a)- os privilégios da adoção
ü o crente como filho de DEUS (I.Jo.3:2);
ü o crente como irmão de JESUS (Hb.2:11);
ü o crente como herdeiros dos céus (Rm.8:17)
ü libertação do medo (Rm.8:15;
ü segurança e certeza da vida eterna (Gl.4:5,6)
4ª Santificação: a palavra Santificação, nos seus dois principais termos originas das sagradas escrituras (Kodesh, no A.T e Hagiazo no N.T), significam: separação do mundo e consagração a DEUS.
O crente não é separado do mundo para se tornar um eremita ou um monge, mas  para servir a DEUS em seu reino. O profeta Daniel por exemplo, mesmo estando em Babilônia, uma das cidades mais corruptas de todos os tempos, se manteve fiel ao seu DEUS.
a)- a Santificação como um processo: se a regeneração é um ato instantâneo, a Santificação é um processo, através do qual o homem, a cada dia que passa torna-se, pela ação do Espírito Santo, mais parecido com DEUS (Pv.4:18; Fp.3:12-14;II.Co.3:18).
Um dos propósitos da Santificação é levar o homem a identificar-se com o seu criador (Lv.19:2;Gl.2:19)
DEUS se utiliza de instrumentos seus para nos Santificar que são: A palavra (Jo.17:17; O sangue de JESUS (Hb.13:12; O Espírito Santo (II.Ts.2:13); a fé em DEUS (At.26:18)
5ª Glorificação: Nossa Salvação não está limitada a esta vida,  nem ao tempo presente. Em breve CRISTO virá arrebatar a sua Igreja e, dessa forma estaremos a para sempre com eles. Assim descreve Paulo o apostolo dos gentios a glorificação dos Salvos: “...O SALVADOR o SENHOR JESUS CRISTO, que transformara o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso...” (Fp.3:20-21) ver também I.Co.15:50-58.
Conclusão:  a salvação é um plano perfeito para Salvar um ser humano imperfeito. Apenas o amor de DEUS poderia elaborar tal estratégia. Certo teólogo chegou a afirmar que o plano da Salvação é tão eterno quanto o próprio DEUS.
                                                    
                                                        Bibliografia
BERGSTEN, Eurico. Teologia Sistemática.Rio de Janeiro.CPAD.2008
ANDRADE, Claudionor de. As Verdades Centrais da Fé Cristã. Rio de Janeiro. CPAD.
BATISTA Raifran. Edificando a Igreja pelo Ensino da Palavra.São Luis.4ª edição
CABRAL, Elienai. Lição Bíblica.
                                                        Diácono Antonio Junior
                                                        Assembleia de DEUS em Lago da Pedra- MA

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