domingo, 12 de fevereiro de 2012

A VERDADEIRA PREGAÇÃO E O PREGADOR




A VERDADEIRA PREGAÇÃO E O PREGADOR
I-O QUE NÃO É PREGAÇÃO
a)     Não é palestra motivacional
b)    Não é exposição para promover entretenimento
c)     Não é exposição de sabedoria humana
II- O QUE É PREGAÇÃO
1ª- É exposição da Palavra de DEUS
a)     A Palavra é que gera fé (Rm.10:17; At.16:14)
b)    A Palavra é Proveitosa (II.Tm.3:16-17; ler. I.Pe.4:11)
2ª- É explanação Cristocêntrica. Ver.I.Co.1:22,23
a)     A verdadeira Pregação é a que enfatiza Jesus e a sua obra (Mc.16:15-18; At.2:22-36; At.8:30-37; At.9:15; At.17:18)
3ª- É a exposição da Verdade ainda que o povo não goste
a)     Não é ser ignorante. Tem que saber como fala a verdade (ex. o pregador que chamou os ouvintes descrentes de cavalo).
b)    Há sempre quem não goste da Palavra (Jr.6.10; Rm.10:16)
c)     Mais jamais devemos abrir mão da verdade (II.Tm.2:15-18; ver. II.Tm.4:1-5; Jr.1:17)
d)    O Senhor não gosta de pregadores que ocupam púlpitos para dizer tudo o que o povo quer ouvir (Jr.14:13-15)
III- FALANDO DE TUDO ISSO SOBRE A PREGAÇÃO AO PREGADOR É NECESSARIO QUE:
1ª- Seja fiel a DEUS que nos dá a mensagem (Jo.7:16; I.Co.11:23)
a)     Lembre-se que o seu compromisso e com DEUS e não com o povo.
b)    Lembre-se que podemos fazer o esboço, mas só DEUS dá a mensagem (.I.Co.11:23)
2ª- Deve se prepara, pois na pregação existe o lado Divino e o lado humano (Is.50:4).
a)     Como o pregador deve se preparar?
Ø  Lendo (I.Tm.4:13). Isso fala também do estudo de outros livros além da Bíblia. O próprio Paulo em II.Tm.4:13, pediu que este trouxesse quando fosse ter com ele, os livros (outros) e os pergaminhos (Escrituras Sagradas).
Ø  Orando (At.4:31)
Ø  Cuidando de si mesmo. Isso fala de testemunho (I.Tm.4:16)
3ª Deve interpretar corretamente as escrituras (II.Tm.2:15)
4ª- Comportamento correto diante dos ouvintes. Sem extravagancias.
Diácono Antonio Júnior
Com ajuda do livro de Ciro Zibordi. Erros que os Pregadores devem evitar

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Autêntico Pregador do Evangelho




O AUTÊNTICO PREGADOR DO EVANGELHO (I.Ts.2:1-8)

Introdução: o maior  modelo de pregador é a pessoa bendita de nosso Senhor e salvador JESUS CRISTO. Que tal aprendermos então com o apostolo Paulo que disse certa feita: “sede meus imitadores como eu de CRISTO.” (I.Co.11:1).
I-APROVADO POR DEUS (v.4)
1ª-O Pregador aprovado por DEUS tem quatro qualificações:
ü  Qualificação espiritual (At.1:8)
ü  Qualificação doutrinaria (II.Tm.2:15)
ü  Testemunho: “não tem do que se envergonhar...” (II.Tm.2:15)
ü  Qualificação de personalidade (II.Tm.2:4).
2ª- o pregador aprovado por DEUS tem convicções.
ü  O Senhor nos confiou uma mensagem (Mc.16:15;I.Co.15:1 ss) e esta é suficente para a salvação dos homens. Não são os sinais que a acompanham.
ü  A convicção de uma vida voltada para DEUS e controlada pelo ESPÍRITO SANTO. (At.8:29).
ü  Dedicação à oração e ao estudo da Palavra de DEUS (I.Ts.1:2;I.Tm.4:13)
ü  A convicção de que nos foi dada a ordem de pregar e não de Salvar (Mc.16:15)
II- ANUNCIA O EVANGELHO INDEPEDENTE DAS CIRCUSTÂNCIAS (V.2)
a)o apostolo Paulo falou inspirado pelo ESPÍRITO SANTO que a Palavra de DEUS deve ser anunciada a tempo e fora de tempo (II.Tm.4:2)
b) Estevão foi chamado perante o sinédrio para falar em sua defesa, mas ao invés disso anunciou a Palavra de DEUS (At.7) e que mensagem!
c) O apostolo Paulo não olhou para o que lhe esperava (At.20:22-24)
III- NÃO FALA PARA AGRADAR A HOMENS (v.4)
a)A verdade nem sempre é aplaudida pelos homens
b) A nossa pregação na pode ter como propósito fazer com que o povo goste e se sinta bem. mas que DEUS aprove.
IV- NÃO PREGA PARA ELOGIAR O PUBLICO (v.5).
Na versão atualizada é usada a expressão: “linguagem de bajulação...”
a)As mensagens mais procuradas hoje são aquelas que colocam o homem no centro das atenções (mensagens antropocêntricas).  Que contenham frases do tipo: “você é vencedor”, “você pode todas as coisas”, “você”,”você, você..
b) A nossa mensagem deve ter como tema e pessoa principal: JESUS (At.8:5)
V- NÃO PREGA POR GANÂNCIA OU AVAREZA (v.5)
a)Há pregadores que cobram cachês enormes para pregar
c) JESUS disse em Mat.10:8: “ de graça recebeste e de graça daí...”:
VI- NÃO TEM GLORIA E NEM A BUSCA (v.6)
a)Há “pregadores” (pregadores?) que se comportam como verdadeiros astros.
Por outro lado existe crentes que idolatram pregadores.
VII- SE PRECISO SELA COM A PROPRIA VIDA O QUE PREGOU (v.8).
Ver. Atos.20:24.
Diácono Antonio Júnior
Assembleia de DEUS em Lago da Pedra-MA

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Juizo Final



               O JUIZO FINAL DO GRANDE TRONO BRANCO (Ap.20:11-15)

Depois da condenação definitiva do Diabo e suas hostes, ocorrera o ultimo de todos os julgamentos o do trono Branco. Esse julgamento é para aplicação de sentenças, pois o pecador já está condenado desde quando não creu no filho de DEUS como seu Salvador (Jo.3:18)
I-“UM GRANDE TRONO BRANCO”- A palavra “grande”, aqui, denota poder e gloria; e o termo “branco” indica Santidade e justiça. Quem poderá se assentar num Trono com este adjetivos? O SENHOR JESUS CRISTO O JUSTO JUIZ. De acordo com a Palavra de DEUS ELE será o juiz neste julgamento (; Jo.5:22 At.17:31; Sl.9:8)
II- QUEM PARTICIPARA DESTE JULGAMENTO?- Em II.Tm.4:1 está escrito que o Senhor JESUS CRISTO há de julgar os vivos e os mortos, na sua Vinda e no seu Reino. Os vivos nos tempos deste julgamento final já terão sido julgados. O julgamento final e o julgamento dos “mortos”. Termo que aparece quatro vezes em Ap.20:11-15. todos os mortos em pecado que ainda não tiverem sido julgados estarão em pé diante do trono branco. Quem serão eles? 1)os que permaneceram mortos no arrebatamento da igreja os mortos infiéis na grande tribulação e no armagedom. 2)os que não ressuscitaram antes do milênio. 4)os pecadores contumazes que morrerem durante o Milênio.
III- “E VI OS MORTOS GRANDES E PEQUENOS QUE ESTAVAM DIANTE DO TRONO. (V.12)
“Grandes” e “Pequenos” aí tem a ver com importância, posição, prestigio, influência, e não com tamanho ou idade. DEUS não considerara posição social, cor de pele ou títulos recebidos na terra.
A passagem de Apocalipse.21.8 específica que são estes “grandes” e “pequenos” que estarão diante do trono.
1ª os cães. É claro que este termo (Gr.kines) é metafórico e diz respeito á impureza moral e espiritual (cf.II.Co.7:1). Segundo W.E. Vine, “os judeus usavam o termo para se referir aos gentios, sob a idéia de impureza cerimonial”. O apostolo Paulo empregou o vocábulo “Cães” em relação aos maus obreiros, que pervertiam a Sã doutrina (Fp.3:2). Naquele dia. Muitos falsos obreiros, a despeito de terem optado por fazer apropria vontade, a do povo ou do Diabo, em detrimento da vontade do Pai que está nos Céus (Mt.7:21; I.Jo.2:17), vão querer se a justificar perante o Senhor (Mt.7:22). Para tristeza deles ouvirão um dura sentença: “Nunca vos conheci; apartai vos de min vós que praticais a iniqüidade” (Mt.7:23).
2ª os tímidos. A timidez  em apreço não é aquele acanhamento natural. O termo empregado (Gr.deilos) implica pelo menos duas atitudes negativas: vergonha de ser reconhecido como cristão e medo de testemunhar (Mt.10:32,33; I.Co.9:16)
3ª os incrédulos. O adjetivo grego “apistois” siginigica “incrédulo”, “infiel”, “descrente”, “cético” (I.CO.6:6;7:12-15; II.Co.4:4;6:15; I.Tm.5:8).
4ª os abomináveis. O termo “abominável” (Gr.ebdelygmenois) é sinônimo de “repugnante”, “detestável”, “odioso”. A palavra de DEUS assim descreve os abomináveis: ”confessam que conhecem a DEUS, mas negam-o com as suas obras, sendo abomináveis, e desobedientes e reprovados para toda boa obra” (Tt.1:16; Ap.3:14-16)
5ª os homicidas. Na passagem em apreço o termo grego em apreço “phoneus” siguinifica homicida, assassino. A bíblia fala neste sentido também para aqueles que matam espiritualmente alguém (I.Jo.3:15)
6ª os fornicarios. O termo “fornicario” (Gr.pornois) siguinifica literalmente “homem que se vicia em fornicação ou prostituição”.
7ª os feiticeiros. Este termo (Gr.pharmakois) é vasto em sua aplicação. Porem o seu sentido usual e comum esta associado a praticas como feitiços, encantos. Necromancia, espiritismo, uso de rituais mágicos, bruxaria, evocação de espíritos, emprego de diversas formas de adivinhação, uso de amuletos e talismãs etc...
8ª os idolatras.  O vocábulo “idolatria” (Gr.eidolatrais) traduz amor excessivo, uma paixão exagerada, a um ídolo. Pode um crente  tornar-se idolatra? Ora, para quem Paulo escreveu: “não vos façais, pois idolatras”?  aos crentes de corinto (I.Co.10:7). Para quem João disse: “filhinhos fugi da idolatria”? (I.Jo.5:21). O amor mal-direcionado constitui-se idolatria (Mt.10:37; I.Jo.2:15-17; I.Tm.6:10; Ef.5:5)
9ª os mentirosos. A palavra pseudes (Gr) siguinifica mentiroso, falso. O servo de DEUS deve deixar a mentira (Cl.3:9).
IV- “ENTÃO ABRIRAM-SE OS LIVROS” (Ap.20:12)
A palavra livros está no plural. Veja alguns dos livros que serão abertos:
1ª livros dos atos do homens (Ap.20:12). O homem comete pecado por palavras, por obras; e, tudo isto está registrado neste livro (Ec.12:14; Mt.12:36)
2ª livro da consciência (Rm.2:15;9:1). Este livro será usado para julgar as pessoas que nunca ouviram falar do evangelho. O critério para julgar as pessoas que nunca ouviram falar do evangelho será o livro da consciência. Todos os seres humanos possuem a lei da consciência nos seus corações lhe dando a noção do que é certo e do que é errado.
 3ª livro da memória (lc.16:25). Este livro trará à memória de todos os indivíduos o que eles praticaram nesta vida, fazendo com que eles reconheçam a justiça do julgamento a que estão sendo submetidos (Rm2:2)
4ª o livro do Evangelho (Jo.12:48; Rm.2:16). Este livro será usado contra aqueles que tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho e não aceitaram.
5ª o livro da lei (Rm.2:12). Ora a Lei revela o conhecimento do pecado (Rm.3:20)
6ª livro da natureza (Jó.12:7-9; Sl.19:1-4; Rm.1:20). Este livro também será usado contra aqueles que alegaram nunca terem tido conhecimento de DEUS. Pois a natureza revela à DEUS.
7ª o LIVRO DA VIDA. (Ap.20:12). A presença do Livro da Vida nesta ocasião é certamente para provar aos céticos que estão sendo julgados que seus nomes não se encontram nele. (Mt.7:22,23)
V- A SENTENÇA FINAL
Diz a Bíblia em Ap.20:15: “e aquele que não foi achado escrito o nome no Livro da Vida foi lançado para dentro do lago de fogo. A parte destes será o inferno final. A Bíblia nos informa que sofrimento final dos perdidos é horrível, vai alem da nossa imaginação.envolverá tribulação e angustia (Mt.22:13; 25:30; Rm.2:9); é uma fornalha de fogo (Mt.13:42,50); o seu fogo é por natureza inextinguível (Mc.9:43). E neste sentido que a Bíblia diz: “horrenda coisa é cair nas mãos do DEUS VIVO” (Hb.10:31)

Diácono Antonio Júnior
Assembleia de DEUS em Lago da Pedra-MA